O Hashomer Hatzair proporciona educação humanista, judaica e sionista, envolvimento social e diversão aos seus integrantes há mais de 100 anos, em 26 países e mais de 120 Kenim (sedes) ao redor do mundo. No Brasil, atuamos em 4 estados, com 6 sedes.
Tzeirei Tzion e Hashomer
Em 1903, surgiu na Polônia um movimento judaico-sionista chamado Tzerei Sion, organizado por um grupo de educadores fortemente influenciados pelas idéias de Hertzl: acreditavam que a juventude era a força para o ideal sionista.
Por oferecer uma alternativa aos jovens poloneses que não queriam os estudos religiosos, mas não tinham muito espaço na sociedade geral e buscavam um espaço judaico, esse movimento teve grande repercussão na juventude.
Em 1910, na Galicia um grupo de jovens judeus de uma escola secundária polonesa não pôde participar do movimento escoteiro polonês e por isso decidiram criar o seu próprio movimento escoteiro: o HaShomer. Tinham como objetivos a aliá, com o lema “a volta à natureza será a volta às raízes dos judeus em Eretz Israel”; além de “criar um jovem judeu forte, orgulhoso, saudável física e espiritualmente”. Caracterizavam-se por uma forte ideologia juvenil de autonomia em relação ao
mundo adulto (“jovens educam jovens”) e também pela prática de esportes.
Com tanto em comum, pessoas frequentando os dois movimentos e tanto a acrescentar um ao outro, o processo natural era a unificação – que de fato viria a se concretizar, dando origem ao movimento Shomrim Tzerei Sion, que mais tarde seria chamado de Hashomer Hatzair, oficialmente fundado em 1913.
Movimento Centenario Hashomer Hatzair
O Hashomer Hatzair é o primeiro movimento juvenil Judaico que se definiu como sionista. Somos um movimento juvenil judaico que ajudou a criar o Estado de Israel, suas tradicionais
instituições e a educação sionista democrática. Somos o movimento juvenil que floresceu o Negev, definiu as fronteiras do Estado e luta para que esse seja de igualdade de direitos e oportunidades.
O judaísmo do Hashomer Hatzair é uma corrente do judaísmo secular, cultural e humanista. Nós encorajamos todos a darem significado pessoal ao seu judaísmo. Nós vemos as fontes judaicas como inspirações e abertas a interpretações.
Nosso judaísmo descreve a cultura, tradição, história e legado do povo judeu e nos conecta à nossa herança de forma crítica e ativa, com nossa comunidade. Colocamos o indivíduo no centro da nossa visão judaica de mundo e de nossos objetivos. Nós pretendemos ser entendidos sobre o nosso judaísmo e desenvolver um moderno e significativo caminho de expressão do mesmo. Movimento começou a se expandir pelo mundo para cumprí-los.
1945- Surgimento oficial do Hashomer Hatzair Brasil: Ao final da Segunda Guerra, o Hashomer Hatzair havia desaparecido da Polônia, junto com a comunidade judaica. Isso não implicou, contudo, no fim do movimento. Ele resistiu, mesmo tendo perdido seu grande centro.
As primeiras tentativas de criação de um ken do HH no Brasil começaram já em 1935, porém sem sucesso. Curiosamente, no mesmo ano em que acabaria a Segunda Guerra (1945), surgiria oficialmente o primeiro ken do movimento no Brasil, em São Paulo.
Hashomer Hatzair Sp hoje em dia o processo educativo no movimento consiste em atividades periódicas aos sábados, seminários, 3 acampamentos por ano (machanot) e eventos comunitários. Nossos encontros têm como objetivo transmitir de maneira divertida e inclusiva uma experiência única às crianças e adolescentes da comunidade judaica. Objetivamos a formação de jovens críticos e ativos, integrados na sociedade vigente,que sejam futuros líderes na comunidade judaica e local.
O Hashomer Hatzair Brasil completa seus 73 anos de funcionamento No Brasil. nossos kenim possuem presença em São Paulo, Rio, Florianópolis, Brasília e recentemente Petropolis e Maringa.
Pelas nossas portas, já passaram e se formaram dezenas de milhares de jovens. Diversos rumos foram tomados por eles.
Muitos fizeram Aliyah e hoje contribuem ao desenvolvimento de Israel. Outros permanecem em suas comunidades, assumindo diversos papéis de liderança, visando a união e o fortalecimento de nossa educação judaica, sionista e ativista comunitária. É um orgulho para nós dar continuidade a esse trabalho incansável e fundamental dentro de nossa comunidade.
Paam Shomer Tamid Shomer
Chazak Ve’ematz