LAOR

Fundado em 1995, o Movimento Juvenil Judaico Sionista Laor é uma organização da comunidade judaica de Campinas que por meio da educação não-formal, tem por objetivo o fortalecimento da identidade judaica, a inserção de cada judeu na coletividade, e a manutenção dos valores e de nossa herança cultural judaica. A fim de efetivar nossa proposta e concretizar
nossos objetivos, realizamos atividades aos sábados, dirigidas a jovens de 7 a 16 anos, bem como acampamentos e acantonamentos (acampadentros) semestrais. Para jovens acima de 14 anos, realizamos, em parceria com o Movimento Juvenil Habonim Dror, marcos de integração nacional e oferecemos a possibilidade dos chaverim(integrantes do movimento) passarem um ano em Israel, estudando e exercendo atividades de relevância social, além de enriquecerem suas vidas com tal experiência única. O Laor é tocado por um grupo de mais o menos 28 jovens voluntários, de 16 a 21 anos, sendo estes de Campinas, São Paulo, e interior de São Paulo.

Os Madrichim trabalham para organizar e executar todos os projetos da Tnuá, desde a preparação das atividades, o contato com os chanichim, a divulgação dos eventos e machanot, e a estruturação do movimento. Educar através de atividades divertidas, discussões e brincadeiras, é uma forma que nós temos para transmitir conteúdo, conhecimento, estimular os chanichim a se tornarem jovens críticos, manter a identidade judaica e unir a comunidade. Junto com a comunidade, realizamos diversos eventos, principalmente nas festividades judaicas (Chaguim), e em marcos sionistas de importância histórica.

Atualmente o Laor é o único movimento juvenil atuante no interior do Estado de São Paulo, e atinge comunidades como Campinas e região, Ribeirão Preto, Santos, Alphaville, Taubaté e Santo André, além da Cidade de São Paulo.

As machanot são acampamentos de 5 dias, realizados nas férias de julho, chamadas de Choref, e nas férias de dezembro, chamadas de Kaitz. As machanot da Laor acontecem desde dezembro de 1995. Em nossa Machané, contamos com a presença das diversas comunidades judaicas que o Laor abrange. Contamos em média com a presença de cerca de vinte crianças, de sete a quinze anos de idade.

 

Conheça as tnuot

Exposição

Mostra itinerante - As tnuot na Shoá

Livro da Exposição

Até o último suspiro

Movimentos Juvenis Sionistas na Shoá