HABONIM DROR

O Habonim Dror é um movimento juvenil judaico sionista socialista, chalutziano e kibutziano que surgiu como resultado de diversas fusões entre movimentos juvenis sionistas da Europa e do Leste europeu, que tinham como foco, criar uma consciência crítica em relação ao mundo em seus chaverim e fazer com que seus integrantes tivessem uma experiência pioneira, ou então, chalutziana de vida que se baseava em fundar o kibutz.

Em 1945, é fundado o primeiro snif do Brasil, o de Porto Alegre, chegando em pouco tempo aos outros centros judaicos do país. Hoje, a tnuá possui 9 snifim no Brasil.

A tnuá é compostas por diversas ideologias. Em seu nome, carrega algumas delas. O judaísmo proposto pela tnuá é o “Judaísmo Cultural Humanista”, que visa a liberdade e dignidade do povo judeu, assim como a liberdade e dignidade dos seres humanos de todos os povos. Fazem parte também desse judaísmo, valores democráticos. Além disso, o judaísmo vê a educação como instrumento de preservação da identidade judaica e seus valores culturais, bem como um instrumento de transformação. O sionismo socialista é uma ideologia única, proposta por Borochov. Por crer na autodeterminação dos povos como um direito, a tnuá defende a existência do Estado de Israel para tal direito ser exercido pelo povo judeu. A Israel almejada pela tnuá é aquela com uma sociedade mais igualitária do ponto de vista socioeconômico que prevaleça a cooperação entre os seus membros e em que o Estado seja responsável por suprir as necessidades básicas da população. É vista na Aliá Chalutziana, que é o estabelecimento em Israel e a transformação da sociedade israelense em um país mais completo, justo e coerente com nossos valores, como sendo a expressão máxima da nossa ideologia sionista-socialista.

O chalutzianismo e o kibutzianismo também são componentes de nossa ideologia. O primeiro é caracterizado por atitudes de vanguarda guiadas por convicções ideológicas, postas em prática conforme o chaver se insere na ideologia. O segundo, pois o kibutz é considerado a síntese das ideologias do movimento.

O último grande pilar da ideologia da tnuá é a educação não formal que busca por meios não tradicionais trazer reflexões e questionamentos para os jovens da comunidade judaica. A ideia é trazer para os chaverim um espaço judaico menos formal e rígido para que se identifiquem e criem laços culturais e comunitários. Sendo assim, o Habonim vê o espaço tnuati como um lugar rico em conteúdo, educação e, consequentemente, potencial de transformação do mundo.

Foi com esses valores que o Habonim Dror construiu sua história e que hoje opera em 9 snifim pelo Brasil todo, tendo atividades semanalmente e grandes machanot a nível artzi.

Conheça as tnuot

Exposição

Mostra itinerante - As tnuot na Shoá

Livro da Exposição

Até o último suspiro

Movimentos Juvenis Sionistas na Shoá